ROTA CONCELHIA DE AÇÃO PELO CLIMA
Relatórios dos Municípios 2024-2025
Município de Soure
Quantas escolas tem na Rota e quantas das escolas são eco escolas?
Temos 16 escolas na Rota e todas são Eco-Escolas
Como ajudaram no transportes das escolas e na formação ambiental?
Antes do início da rota, foram realizadas várias reuniões com todos os coordenadores Eco-Escolas do concelho, com o objetivo de definir em conjunto as datas e as atividades a desenvolver em cada escola. Este momento de articulação permitiu-nos garantir uma planificação eficaz, promover o trabalho em rede e assegurar a participação ativa de todas as escolas.
Para facilitar a participação de todos e garantir a mobilidade sustentável, o Município de Soure disponibilizou transportes públicos, nomeadamente autocarros e adquiriu bilhetes de comboio, permitindo às escolas e aos alunos deslocarem-se entre os diferentes locais da Rota de forma segura, acessível e amiga do ambiente.
Adicionalmente, em algumas etapas, os alunos realizaram os percursos a pé, promovendo ainda mais a mobilidade ativa e reforçando a ligação com o território e a natureza.
Destaca-se também o percurso feito pelos alunos do Instituto Pedro Hispano, uma vez que utilizaram o comboio para se deslocarem, levando consigo as suas bicicletas. Após a viagem de comboio, os alunos completaram o restante percurso de bicicleta, contribuindo de forma exemplar para a redução da pegada carbónica e promovendo a intermodalidade no transporte sustentável.
Disponibilizámos a nutricionista dos serviços Educativos para dinamizar uma sessão de promoção do consumo de leguminosas, um grupo alimentar sustentável, com baixa pegada hidríca e capacidade de melhoria da qualidade do ar e fertilização do solo.
As escolas participantes realizaram atividades diversificadas e as ações dinamizadas tiveram como base o compromisso com a mitigação das alterações climáticas, reforçando a importância de cada gesto na construção de um futuro mais sustentável, tais como:
Abordagem sobre as energias renováveis;
Oficinas de reutilização e reciclagem;
Sessões de sensibilização sobre espécies invasoras;
Ações de limpeza do meio envolvente;
Apresentações sobre a biodiversidade e a importância dos ecossistemas;
Plantação de árvores ou arbustos autóctones;
Agricultura biológica.
Links de divulgação da atividade:
https://www.facebook.com/MunicipiodeSoure/posts/pfbid0DGL3JJrmT41eR3heFieSAPE9C4eqkBhXyGTVcXf3k1uEQkKWcJNvYSrrLh3LuJbpl
https://www.facebook.com/MunicipiodeSoure/posts/pfbid0cDATbFhUQCe4jPSfEazqtLDQxJb8Esr14PYyNrq7sPmwT8FVdvwCpLR5RAYZQxzJl
https://cm-soure.pt/soure-aderiu-a-rota-concelhia-de-acao-pelo-clima/
Fotografias da atividade:
Vídeos da atividade:
https://youtube.com/shorts/JYalGgvNE6k
https://www.youtube.com/shorts/Erx53MoHUmo
https://youtube.com/shorts/rdOnPBvjC5Y
https://www.youtube.com/shorts/-KCRWcxcHog
https://www.youtube.com/watch?v=EHzAQ60lIFk
https://www.youtube.com/watch?v=Kcn_tspshYI
https://www.youtube.com/shorts/otdi8HSDl9I
https://www.youtube.com/shorts/ITtxXYGT-Zk
https://www.youtube.com/shorts/YVJrwUXf-Ms
https://www.youtube.com/shorts/3V2OucOV1n0
https://www.facebook.com/MunicipiodeSoure/posts/pfbid0DGL3JJrmT41eR3heFieSAPE9C4eqkBhXyGTVcXf3k1uEQkKWcJNvYSrrLh3LuJbpl
https://www.facebook.com/MunicipiodeSoure/posts/pfbid0cDATbFhUQCe4jPSfEazqtLDQxJb8Esr14PYyNrq7sPmwT8FVdvwCpLR5RAYZQxzJl
Compromisso do municipio:
Ideias propostas pelas escolas (caderno):
Transcrevemos na íntegra os compromissos, registados no caderno, de cada escola:
Centro Escolar Degracias
Passamos o testemunho pelo Clima!
Olá amigos!
A nossa escola faz parte da Rota de Ação pelo Clima. Sabiam que todos podemos ajudar o planeta a ficar mais feliz e saudável?
Cuidar da Terra é nosso dever e fazemos melhor, quando fazemos juntos!
Na nossa escola já começámos:
plantamos árvores (escolhemos autóctones e as que consomem menos água) e cuidamos da nossa pequena horta biológica;
fazemos compostagem doméstica, para depois utilizar na nossa horta;
separamos o lixo para reciclar e não o deitamos para o chão;
apagamos as nossas luzes quando não são necessárias e fechamos as torneiras para poupar água;
usamos menos plástico;
doamos produtos usados.
Agora á a vossa vez! Passem o testemunho e ajudem o nosso planeta! Porque cada gesto conta e juntos somos mais fortes!
Centro Escolar de Tapéus
A comunidade escolar da Escola Básica de Tapéus compromete-se a…
poupar água;
separar corretamente o lixo reciclável e orgânico;
reaproveitar materiais;
desligar aparelhos e lâmpadas que não estejam a ser usados;
evitar o uso do plástico.
Centro Escolar Sobral
Compromissos da Comunidade da Escola Básica de Sobral:
Reconhecer e arrancar plantas invasoras;
Não deitar lixo para o mar, para o chão, nem para os rios;
Usar mais os transportes públicos;
Plantar árvores, principalmente autóctones;
Participar em campanhas de recolha de lixo nas praias e florestas;
Não consumir água em excesso;
Usar aquecedores/aquecimento de forma moderada;
Comer menos carne e mais legumes;
Reduzir, Reutilizar e Reciclar;
Não desperdiçar comida;
Fazer mais atividades ao ar livre, respeitando a natureza;
Fazer mais compostagem.
Escola Básica de Soure
Compromissos da Comunidade da Escola Básica de Soure
Combater a poluição do rio;
Controlar o aquecimento das águas;
Limpar o rio de espécies invasoras;
Controlar o caudal dos rios (cheias com a construção de açudes);
Destruição das zonas ripícolas (vegetação das margens);
Não colocar plásticos no rio, porque são ingeridos pelos peixes e posteriormente entram na alimentação humana;
Usar menos produtos químicos na agricultura para não poluir a água subterrânea;
Não colocar poluentes no rio (detergentes, tintas);
Fazer a separação do lixo e aplicar a política dos 5R’s (Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Renovar, Recuperar);
Sensibilizar as pessoas para cuidarem dos rios.
Escola Básica e Jardim de Infância da Vinha da Rainha
Compromissos
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E RECURSOS
1. Reduzir o consumo energético com práticas mais eficientes e responsáveis;
2. Reduzir o uso do papel e incentivar a digitalização de documentos;
3. Utilizar materiais reciclados e reutilizáveis nas atividades escolares;
AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E RESÍDUOS
4. Cuidar da horta escolar e promover a agricultura sustentável;
5. Fazer a compostagem de resíduos orgânicos;
AMBIENTE ESCOLAR E COMUNIDADE
6. Realizar ações de limpeza no espaço escolar e na comunidade – 5.ª edição do Plogging Challenge Portugal;
7. Criar espaços verdes e promover a biodiversidade na escola;
8. Envolver a comunidade local em ações ecológicas da escola;
EDUCAÇÃO E CONSCIENCIALIZAÇÃO
9. Desenvolver campanhas de sensibilização sobre alterações climáticas;
10. Promover formações e palestras sobre a sustentabilidade;
11. Organizar um “Dia Verde” trimestral na escola, com atividades temáticas dedicadas à preservação ambiental, como workshops, exposições e debates;
MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
12. estimular a mobilidade sustentável entre alunos e funcionários.
Associação Cultural, Recreativa e Social de Samuel
Compromissos:
Valorizar o espaço verde escolar;
Promover hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis;
Consumir alimentos da nossa horta biológica;
Utilizar água da chuva para a rega;
Separar o lixo e aplicar os 5 R’s (Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Renovar e Recuperar);
Fazer a compostagem de resíduos orgânicos;
Promover o uso da bicicleta.
Centro Escolar do Marco – Samuel
Compromissos pelo Clima e pela Natureza
Eu comprometo-me a…
fechar sempre a torneira durante o banho e quando lavo os dentes;
incentivar a família e amigos a elaborarem uma lista de compras, de forma a reduzir a compra de produtos desnecessários;
participar em, pelo menos, uma ação de limpeza de um espaço público: praia, floresta, etc.;
participar ativamente nas “brigadas” do Eco-Escolas;
contribuir para a plantação de, pelo menos, uma árvore por ano;
comer sopa e fruta todos os dias;
não usar palhinhas, copos e pratos de plástico descartável;
fazer caminhadas com regularidade.
Escola Básica da Gesteira
Resumo dos Compromissos:
Plantar árvores é uma das missões para a Terra ter pulmões;
As aves teremos de alimentar para, no futuro, ainda as espécies encontrar;
Evitar o desperdício e não fazer poluição é o caminho para o Oceano ter salvação;
A pé ou de bicicleta vamos passear e o carro em casa vai ficar;
Não pescar em época de reprodução para os peixinhos terem salvação;
Fechar sempre a torneira é uma regra à maneira;
Reciclar todos os dias para haver grandes melhorias.
Jardim de Infância de Vila Nova de Anços
O nosso compromisso…
Gastar menos água;
Gastar menos papel;
Não deitar lixo para o chão;
Separar o lixo para a reciclagem;
Com a Brigada da Floresta, plantar… plantar… plantar… proteger… proteger… proteger….
Escola Básica de Vila Nova de Anços
Compromissos
Separar sempre o lixo;
Comer mais fruta e hortícolas;
Cuidar das árvores que já plantámos;
Poupar água e energia.
Escola Básica e Jardim de Infância de Figueiró do Campo
Olá a todos!
Na nossa escola, todos nos esforçamos para tornar o planeta Terra um lugar bonito e preservado.
Fazemos compostagem e reciclamos: papel, plástico, pilhas, tinteiros, canetas, tampinhas,…;
Poupamos luz, desligando os interruptores, quando saímos das casas de banho e das salas;
Poupamos água, fechando bem as torneiras e usando a descarga correta do autoclismo;
Queremos se ruma comunidade que trabalha para a sustentabilidade e, por isso, fazemos pequenas plantações;
Somos uma Eco- Escola e, por isso, comprometemo-nos a tudo fazer para no planeta Terra viver!
Escola Básica de Alfarelos
A Escola Básica de Alfarelos compromete-se a…
Plantar e cuidar das árvores já plantadas;
Separar o lixo para reciclar;
Torneira fechada é água poupada;
Desligar aparelhos e lâmpadas que não estejam a ser usados;
Cuidar da horta e fazer compostagem.
Centro Escolar da Granja do Ulmeiro
Compromissos:
Participar ativamente nas “brigadas” do Programa Eco-Escolas;
Contribuir para a plantação de pelo menos 1 árvore por ano;
Fechar sempre a torneira durante o banho e quando lavo os dentes;
Ir a pé ou de bicicleta para a escola pelo menos duas vezes por semana;
Usar sempre o transporte público nas deslocações casa-escola em vez do transporte individual;
Fazer caminhadas com regularidade;
Reduzir o consumo de carne, comendo no máximo 3 refeições de carne por semana;
Comer sopa e fruta todos os dias;
Doar roupas/livros ou outro material, pelo menos uma vez por ano;
Separar os resíduos todos os dias;
Participar em pelo menos uma ação de limpeza de um espaço público por ano (praia, floresta, etc.);
Não usar palhinhas, copos e pratos de plástico descartável;
Incentivar a família/amigos a elaborar uma lista de comprar de forma a reduzir a compra de produtos desnecessários;
Incentivar a família/amigos a fazer comprar no comércio local e comprando produtos locais/portugueses.
Instituto Pedro Hispano
Compromissos:
Evitar desperdício de comida;
Diminuir a confeção de carnes vermelhas;
Usar lâmpadas LED e sensores de presença;
Reduzir combustíveis fósseis;
Plantar mais árvores;
Instalar mais bebedouros na escola;
Implementar mais zonas de reciclagem;
Tentar renovar os veículos a combustão para veículos a eletricidade;
Aumentar a reciclagem;
Aproveitar a luz natural na sala de aula;
Implementar medidas de eficiência energética e hídrica;
Criar um ambiente escolar mais verde, com jardim, áreas de lazer e espaços para a prática de agricultura urbana, incentivando a conexão com a natureza;
Reduzir o uso de materiais descartáveis;
Incentivar a mobilidade sustentável;
Promover campanhas de sensibilização para uma reciclagem eficaz;
Incentivar o consumo de alimentos locais e sazonais;
Reutilizar água da chuva para limpeza e jardinagem;
Promover uma educação ambiental ativa;
Promover a gestão sustentável dos resíduos;
Reduzir o uso dos plásticos.
Escola 3.º CEB e Secundária Martinho Árias
Compromissos
Educação ambiental: continuaremos a integrar temas como sustentabilidade, mudanças climáticas e energias renováveis nos diferentes currículos escolares.
Eficiência energética: continuaremos a apostar na redução do consumo de energia com iluminação LED, sensores de presença onde seja possível e uso responsável de equipamentos eletrónicos.
Redução do desperdício: continuaremos a incentivar e a desenvolver procedimentos tendentes a permitir a reciclagem (vidro, papel, plástico, pilhas, escovas de dentes, lâmpadas e aparelhos eletrónicos), reduzir o uso de plásticos descartáveis e promover o reaproveitamento de materiais.
Mobilidade sustentável: vamos continuar a estimular o uso de pedestrianismo, de bicicletas, a preferência pelo transporte público ou os transportes partilhados, para diminuir a pegada ecológica.
Alimentação sustentável: sempre que possível, optar por alimentos locais e orgânicos na cantina, de preferência da nossa horta escolar, e diminuir o desperdício alimentar, nomeadamente e desenvolvendo a compostagem.
Espaços verdes: manter a horta escolar plantar árvores de floresta autóctone, manter a nossa charca de Noé, ajudando a manter a biodiversidade na escola e a absorver CO2 e melhorar a qualidade do ar.
Projetos Comunitários: continuar a participar em iniciativas ambientais locais, campanhas de sensibilização e eventos sobre sustentabilidade.
Alterações no funcionamento da escola: digitalizar e desmaterializar a maioria dos procedimentos escolares e, sempre que possível, optar por reuniões online, que permitam evitar deslocações e gastos de combustível desnecessário.
Energias renováveis: insistir junto do Município para instalação de painéis solares na escola que permitam reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
Síntese dos compromissos individuais:
Participar ativamente nas brigadas do programa "Eco-Escolas";
Fechar sempre a torneira durante o banho e quando lavo os dentes;
Separar os resíduos todos os dias;
Comer sopa e fruta todos os dias;
Contribuir para a plantação de pelo menos uma árvore por ano.
Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE)
Morada: Avenida Infante Dom Henrique Mercado de Tercena, Piso 1 2730-098 Tercena
Email: ecoescolas@abaae.pt | autarquias@abaae.pt
Telefone: 213942746 | 213942747
Web: abaae.pt | ecoescolas.abaae.pt | rotaecoescolas.abaae.pt