ROTA CONCELHIA DE AÇÃO PELO CLIMA
Relatórios dos Municípios 20024-2025
Município de Leiria
Quantas escolas tem na Rota e quantas das escolas são eco escolas?
7, todas elas Eco Escolas
Como ajudaram no transportes das escolas e na formação ambiental?
O Município de Leiria traçou a proposta da Rota a qual submeteu à consideração dos estabelecimentos de ensino. Devido às distâncias houve necessidade de utilização do carro elétrico do Município. Os alunos da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira e da Escola Monsenhor José Galamba de Oliveira poderiam ter realizado os seus percursos de Mobilis (transporte público de Leiria, gratuito para todos até aos 23 anos), mas preferiram fazê-lo a pé.
Exceção feita para os alunos do 1º CEB do Vidigal que se deslocaram a Leiria de Mobilis para entregarem o seu testemunho ao Jardim Escola João de Deus.
Por último, a entrega do Testemunho ao Vereador do Ambiente do Município de Leiria, foi feito de autocarro, mas aproveitando uma iniciativa na qual o Jardim Escola João de Deus já iria participar – As comemorações do Dia Mundial do Ambiente.
Por questões de distância e segurança, não foi possível utilizar outro transporte de modo suave.
Relativamente a formação participaram nas atividades e projetos desenvolvidos pelo Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, os seguintes estabelecimentos de ensino:
• Clim´Arte – projeto destinado aos 3º e 4º ano do 1º CEB que pretende consciencializar para a temática das alterações climáticas. Constituída em duas fases, numa primeira os alunos desenvolvem uma atividade lúdico didática sobre a temática e na outra no desenvolvimento de oficinas de teatro e expressão dramática, onde será abordada a temática das alterações climáticas, desde a mitigação à adaptação.
Este projeto tem como principais objetivos:
₋ Compreenderem a diferença entre clima e tempo;
₋ Entenderem o conceito de efeito de estufa e conhecerem os principais gases com efeito de estufa através da realização de uma atividade laboratorial e de um jogo de cartas pedagógicas;
₋ Compreenderem o conceito de alterações climáticas, e identificarem as suas causas e consequências;
₋ Perceberem em que consiste o fenómeno do aquecimento global e o aparecimento das chuvas ácidas, refletindo sobre o seu impacto na biodiversidade;
₋ Nomearem medidas de mitigação, criando soluções construtivas e artísticas para proteger a biodiversidade e os seus habitats;
₋ Desenvolverem o espírito crítico, a motricidade, o trabalho em equipa, a criatividade e a participação cívica.
Participou neste projeto a EB1/JI do Vidigal
• Praia Limpa – tem como principais objetivos: Sensibilizar os participantes, para os problemas da poluição da costa e as consequências para o ecossistema; alertar os participantes, para a necessidade de preservação das praias; sensibilizar para as consequências dos comportamentos de todos nos sistemas marinhos, no que respeita à produção e gestão de resíduos. Participaram nesta atividades alunos e professores dos seguintes estabelecimentos de ensino: Colégio Senhor dos Milagres, Jardim Escola João de Deus e Colégio Nossa Senhora de Fátima.
• Visita à Valorlis – Visitas à estação de triagem e ao aterro sanitário da Valorlis - Colégio Senhor dos Milagres e Colégio Nossa Senhora de Fátima.
• Visitas à ETAR das Olhalvas – Colégio Senhor dos Milagres e Colégio Nossa Senhora de Fátima.
1. Plantação de estorno nas dunas da Praia do Pedrógão - Escola Monsenhor José Galamba de Oliveira
• Leiria sem invasoras – atividade destinada ao 8º ano com uma componente teórica sobre plantas exóticas e invasoras e uma parte prática com vista à remoção destas espécies - Colégio Senhor dos Milagres e Colégio Nossa Senhora de Fátima.
Links de divulgação da atividade:
Hoje o Município de... - Centro de Interpretação Ambiental de Leiria | Facebook
A Rota Concelhia de... - Centro de Interpretação Ambiental de Leiria | Facebook
Rota Concelhia pela... - Centro de Interpretação Ambiental de Leiria | Facebook
A Rota Concelhia... - Centro de Interpretação Ambiental de Leiria | Facebook
. - Centro de Interpretação Ambiental de Leiria | Facebook
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1258880262905222&set=pb.100063497803532.-2207520000&type=3&locale=pt_PT
Ontem, durante as... - Centro de Interpretação Ambiental de Leiria | Facebook
https://www.facebook.com/reel/932471142246352?locale=pt_PT
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1191146919477619&set=a.558611969397787&locale=pt_PT
Dia Mundial do Ambiente com atividades na Lagoa da Ervedeira - CM Leiria
Dia Mundial do Ambiente junta mais de 300 crianças na Lagoa da Ervedeira
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1003388428610313&set=pcb.1003388535276969&locale=pt_PT
https://www.facebook.com/escola.secundaria.afonso.lopes.vieira/videos/932471142246352?locale=pt_PT
Fotografias da atividade:
Compromisso do municipio:
Ideias propostas pelas escolas (caderno):
• Promover o aumento do número de veículos elétricos na frota de transportes; públicos e das empresas camarárias;
• Promover ações de limpeza na praia;
• Promover a retirada de espécies invasoras dos espaços urbanos;
• Remover espécies invasoras do espaço exterior do Colégio;
• Promover ações de sensibilização sobre a separação de resíduos;
• Implementar medidas para a redução do ruido no refeitório e nos corredores;
• Incentivar à compostagem na cantina;
• Proteger as espécies no espaço escolar de ataques antrópicos inconscientes;
• Reaproveitar ao invés de descartar;
• Proteger os recursos naturais e os ecossistemas;
• Contribuir para a plantação de pelo menos uma árvore por ano;
• Doar roupas/livros ou outro material pelos menos uma vez por ano;
• Incentivar a família/amigos a fazer compras no comércio local e a comprar produtos locais portugueses;
• Trabalhar o tema das alterações climáticas em várias disciplinas;
• Realizar mais caminhadas para o colégio;
• Manter a bio-horta e consumir os seus produtos;
• Trabalhar todos os anos o tema das alterações climáticas;
• Trabalhar muitas vezes em grupo e fazer projetos
• Desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis;
• Manter a horta biológica da escola;
• Valorizar o espaço verde escolar;
• Manter anualmente uma horta biológica, utilizando-a como recurso pedagógico de sensibilização para o consumo de produtos biológicos;
• Educar para hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis;
• Desenvolver projetos interdisciplinares para a temática das alterações climáticas-
Síntese dos compromissos individuais:
• Comer sopa e fruta todos os dias
• Contribuir para a plantação de pelo menos 1 árvore por ano
• Doar roupas/livros ou outro material pelo menos uma vez por ano
• Fechar sempre a torneira durante o banho e quando lavo os dentes
• Incentivar a família/ amigos a elaborar uma lista de compras de forma a reduzir a compra de produtos desnecessários
• Incentivar a família/ amigos a fazer compras no comércio local e comprando produtos locais/portugueses
• Ir a pé ou de bicicleta para a escola pelo menos duas vezes por semana
• Não usar palhinhas, copos e pratos de plástico descartável
• Participar ativamente nas “brigadas” do Programa Eco-Escolas
• Reduzir o consumo de carne, comendo no máximo 3 refeições de carne por semana
• Separar os resíduos todos os dias,
• Usar sempre o transporte público nas deslocações casa-escola em vez do transporte individual
• Separar os resíduos todos os dias
• Incentivar a família/ amigos a elaborar uma lista de compras de forma a reduzir a compra de produtos desnecessários
Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE)
Morada: Avenida Infante Dom Henrique Mercado de Tercena, Piso 1 2730-098 Tercena
Email: ecoescolas@abaae.pt | autarquias@abaae.pt
Telefone: 213942746 | 213942747
Web: abaae.pt | ecoescolas.abaae.pt | rotaecoescolas.abaae.pt