ROTA CONCELHIA DE AÇÃO PELO CLIMA

Trabalhos 2024-2025

 

Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)

A Ação Climática que realizaram:
No dia 21 de maio, os alunos da turma 8.º A concretizaram a ação climática associada à Rota Concelhia de Ação pelo Clima.
A atividade foi realizada numa encosta junto ao ginásio da escola e consistiu na plantação de dois sobreiros pelos alunos na aula de Cidadania e Desenvolvimento, juntamente com a professora da disciplina.
Os alunos foram responsáveis por toda a atividade de plantação, desde o preparar do solo até à plantação da árvore e sua rega final, tendo sido colocada casca de pinheiro junto ao tronco, em cima do solo, de modo a ajudar a manter a humidade na zona das raízes.
Os alunos foram desde este dia até ao final das aulas, responsáveis pela rega das árvores, tarefa que foi cumprida com entusiasmo e responsabilidade.
Para além de embelezar os espaços exteriores da escola, melhorar a qualidade do ar na área circundante, criar novos espaços de sombra para os alunos estarem e promover o aumento da biodiversidade neste local, a plantação destas duas árvores contribuiu para um melhor conhecimento dos alunos sobre esta árvore e a sua importância para o homem e meio ambiente.

Fotos da Ação Climática que realizaram:

Deslocação até à próxima escola:
No dia 23 de abril, os alunos da turma 8.ºA juntamente com a Diretora de Turma Carmen Machado e a professora Maria Magalhães, de Ciências Naturais, deram início à Rota Concelhia de Ação pelo Clima, num dos pontos de partida no município de Sintra. O ponto de encontro foi na entrada da Escola Básica Escultor Francisco dos Santos e com a Dra. Cristina Correia do GSAT da Câmara Municipal de Sintra. A atividade teve início com uma reflexão sobre a importância de participar ativamente e com responsabilidade. Foi ainda falado sobre a importância da mesma para repensar o nosso dia-a-dia e seu impacto sobre a forma como os subsistemas terrestres se encontram permanentemente interligados. O planeta é de todos, e a ação de preservar, conservando-o, passa por cada um.
O grupo de participantes seguiu a pé da escola, até à Escola Secundária Leal da Câmara. Durante a deslocação, os alunos transportaram as duas bandeiras: a grande em tecido do Eco-Escolas e a pequena referente à Rota. O trajeto foi todo do lado esquerdo, da saída da nossa escola, e parte do percurso com passeio estreito lateral a uma via rodoviária com trânsito permanente. Havia sido proposto pela docente de Ciências Naturais a recolha de lixo, mas por questões de segurança e cumprimento de tempos horários, não foi possível concretizar.
O trajeto desde a escola em Rio de Mouro até à Quinta da Ribafria, em Lourel, ponto de encontro final, contemplou várias paragens em outras escolas do município. Grande parte do percurso foi feita a pé e uma parte de comboio, de modo a ter o mínimo de impacto ambiental e a promover hábitos de vida saudáveis.

Compromisso da escola:

 

 

 

Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE)
Morada: Avenida Infante Dom Henrique Mercado de Tercena, Piso 1 2730-098 Tercena
Email: ecoescolas@abaae.pt | autarquias@abaae.pt
Telefone: 213942746 | 213942747
Web: abaae.pt | ecoescolas.abaae.pt | rotaecoescolas.abaae.pt