Município de Vila Nova de Famalicão

• Escola Secundária D. Sancho I

Percurso da Rota |

Breve descrição |

No âmbito das Comemorações do Dia do Ambiente e Dia Eco Escolas, as Eco Escolas do centro da cidade levaram a cabo a Rota da Cidadania.  A Rota pretende incentivar à prática de uma cidadania participativa e colaborativa, assente nos direitos, deveres e responsabilidades de cada um dos intervenientes na reflexão crítica sobre a qualidade ambiental da escola e sua envolvente, mobilizar para a procura e proposta de soluções que visem melhorar a qualidade de vida do município, valorizar o papel da participação das crianças e jovens, comunidade educativa e sociedade civil nos processos de desenvolvimento, bem como a coerência entre pensamento e ação, participação e cooperação e promover a mobilidade sustentável.

Esta atividade encaixa no projeto chapéu “Mobilidade Sustentável para o Campus Escolar”, promovido pelo Municipio em colaboração com a Comissão Social Interfreguesias da Área Urbana, que surgiu do grave problema de segurança rodoviária e de gestão de mobilidade e do espaço público junto às entradas das escolas localizadas no centro urbano da cidade.

Procurando seguir os princípios orientadores de Cidades Amigas das Crianças e Cidades Educadoras, têm sido desenvolvidas diversas ações para a promoção da participação na construção do espaço público: para uma melhor acessibilidade das crianças às escolas em condições de equidade e segurança; para o aumento das vivências da cidade e seus espaços públicos e para proporcionar uma mobilidade mais sustentável traduzida no espaço público mais seguro e amigável para as deslocações a pé.

Procurando conhecer e alterar comportamentos para uma mobilidade mais sustentável nas deslocações dos alunos para a escola, no final de 2018 foi lançado o projeto-piloto – Mobilidade Sustentável para o Campus Escolar – com duas turmas do 6ª ano do AECCB/EB 2.3 Júlio Brandão e com o qual este projeto articula com o Concurso da “Educação rodoviária com ênfase na segurança rodoviária” e com o Projeto ECO Escolas – Rota da Cidadania.

No dia 7 de junho pelas 12h, cerca de 150 crianças e jovens das Eco Escolas Centro Escolar Luís de Camões, EB23 Júlio Brandão, Escolas Secundárias Camilo Castelo Branco e D. Sancho I colocaram em prática o percurso identificado por eles como sendo o percurso mais seguro, que os levou até aos Paços do Concelho, onde entregaram aos Srs. Vereadores do Ambiente, Educação e Mobilidade os pergaminhos onde estão registadas as suas ideias para uma mobilidade mais segura e sustentável.

Sugestões e compromissos |

“Para que o nosso município seja mais sustentável comprometemo-nos a: (…) Promover a Mobilidade Sustentável e Respeitar os Pontos de Encontro definidos para afastar o trânsito automóvel”

Escola Secundário D. Sancho I

“Para que o nosso município seja mais sustentável comprometemo-nos a: (…) Incentivar os Pais a deixarem-nos nos pontos de encontro, incentivar os nossos amigos a utilizar a rota (…)”

EB 2, 3 Júlio Brandão

“Cumprir sempre, enquanto peões; cumprir sempre, quando condutores (…)”

Secundária Camilo Castelo Branco

“Comprometemo-nos a: andar mais a pé, usar a minha bicicleta, utilizar transportes públicos.”

Escola Luís de Camões

Momentos |