A implementação deste projeto pressupõe uma cooperação entre o município, as suas escolas, particularmente as Eco-Escolas e a ABAE.

Objetivos

  • Incentivar à prática de uma cidadania participativa e colaborativa, assente nos direitos, deveres e responsabilidades de cada um dos intervenientes na reflexão crítica sobre a qualidade ambiental da escola e sua envolvente.
  • Mobilizar para a procura e proposta de soluções que visem melhorar a qualidade de vida do município.
  • Valorizar o papel da participação das crianças e jovens, comunidade educativa e sociedade civil nos processos de desenvolvimento, bem como a coerência entre pensamento e ação, participação e cooperação.
  • Promover a mobilidade sustentável.
  • Promover a comunicação, cooperação e coesão entre as escolas do concelho.

 

 

 

Como Participar

1 – INSCRIÇÃO E SESSÃO DE INÍCIO DA ROTA
O projeto inicia-se com a manifestação de interesse por parte do município em organizar a rota, sendo uma condição prévia a disponibilização de uma verba de pelo menos 1000€ para implementação do projeto resultante da Rota.
Deve seguidamente, convocar as suas escolas (Eco-Escolas e outras) e planear um percurso a realizar dentro do município.
Antes de se iniciar a Rota, recomenda-se a realização de uma sessão para:  explicar o projeto e agendar a Rota e ainda, clarificar  como vai ser escolhido e financiado o projecto(s) resultante(s) da Rota da Cidadania e ainda quais as linhas orientadoras e prioridades do município em matéria de sustentabilidade.
Nesta sessão será também distribuído a cada escola um pergaminho (enviado pela ABAE para o município) que a escola deverá preencher até ao momento da Rota.

2- DESENVOLVIMENTO DO PROJETO NA ESCOLA
Cada escola organiza um debate de ideias/ações/projetos e seleciona  o projeto que mais gostaria de ver implementado no município. De seguida, descreve o projeto selecionado ( template  AQUI ).

No pergaminho que recebeu cola de um dos lados uma folha A3 com a impressão da descrição do projeto e preenche o outro lado do pergaminho com os seus compromissos e assinatura dos subscritores.

Para o dia em que recebe o testemunho cada escola prepara a receção da escola em Rota organizando uma sessão com a apresentação dos dois projetos e outras atividades que decida realizar (exemplo: lanche sustentável, visita à horta da escola, apresenta uma coreografia/dança/teatro).

3- REALIZAÇÃO DA ROTA
A Rota deve iniciar-se na escola mais distante do município que recebe a Pasta dos Pergaminhos e o Testemunho da Rota da Cidadania – uma pequena bandeira.

Desloca-se até à escola seguinte acompanhada dos testemunhos e da sua própria bandeira Eco-Escolas , seguindo o percurso traçado pelo município, recorrendo sempre que possível a formas de mobilidade mais sustentáveis: a pé, em estafeta, em bicicleta, em transporte público, etc.

Entrega à escola seguinte  a Pasta dos Pergaminhos, onde já colocou o seu, e o Testemunho (bandeirinha da Rota).
Durante a sessão organizada pela escola que recebe a Rota cada uma das escolas (a que chegou e a que recebe) apresenta o seu projeto.
A escola que recebe fica como fiel depositária da Pasta dos Pergaminhos onde colocará o seu , antes de iniciar a estapa seguinte da Rota conforme o percurso traçado pelo município.

E assim sucessivamente até que a última escola, que recebeu a Pasta com TODOS os Pergaminhos  por onde passou a Rota, termina o percurso entregando a Pastacom todos os Pergaminhos ao presidente do Município.

4-  SELEÇÃO DO PROJETO | SESSÃO PARTICIPATIVA ?
A município deverá avaliar tecnicamente os projetos apresentdos pelas escolas e decidir sobre a forma de seleção do projeto ou projetos a financiar. Este processo pode ser articulado com outras iniciativas de orçamento participativo em curso.

Para a seleção final do projeto ou projetos, recomenda-se se possível o envolvimento das escolas e da comunidade numa sessão participativa.

5- IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO
O projeto deverá ser implemantado até ao final do ano 2019 com o envolvimento dos parceiros e sob vigilância e  monitorização do município.