ROTA CONCELHIA DE AÇÃO PELO CLIMA

Concretizar a Rota

A Organização da Rota à escala local é da responsabilidade do município, recomendando‐se igualmente o envolvimento e participação ativa das freguesias.  O município deve, em articulação com as suas escolas, calendarizar e traçar o percurso, tendo em atenção: as distâncias a percorrer entre escolas, a idade dos alunos, os meios de deslocação e os percursos mais seguros.
Recomenda‐se sempre que possível, a passagem pelos espaços verdes do concelho e sugere‐se que, sempre que possível, a Rota realize uma paragem para a realização de pelo menos uma atividade de intervenção nesses espaços como: limpeza, irradicação de invasoras, inventariação das espécies existentes, plantação (e descrição do plano de acompanhamento do desenvolvimento das espécies plantadas), entre outras.
Porque se pretende também incentivar uma mobilidade mais segura e sustentável, a Rota deve promover uma pegada carbónica o mais reduzida possível, privilegiando‐se a mobilidade a pé e de bicicleta, e ainda a utilização de transporte público (ou quando não possível de transporte partilhado).
A Rota inicia-se na escola mais distante da sede do município e transporta os testemunhos pelo Clima de cada Escola participante. À escola e aos seus elementos cabe preencher os compromissos, acolher a escola em Rota que traz os testemunhos e realizar o percurso até à próxima escola.
No final o Presidente do Município, ou seu representante, deverá receber os participantes na Rota na Câmara Municipal (delegação da última escola ou delegação alargada a várias escolas) para uma sessão que visa debater os compromissos recebidos e apresentar os compromissos do Município.
A ABAE fornece ao município os testemunhos físicos realizando ainda a articulação e acompanhamento do projeto bem como a sua comunicação.

Nota: Quer o município quer a escola deverão apos a Rota enviar as evidências solicitadas: compromissos (digitalizados) e reportagem de atividades e momentos do projeto.

Para que a atividade se concretize com sucesso é pois fundamental que todas e cada uma das partes envolvidas desempenhem o seu papel.

3.1. Município: adere, convida, organiza, reporta

• Convidar/convocar as suas escolas (Eco-Escolas ou não) a participar.
  • Planear o percurso da rota, passando por uma área verde do concelho.
  • Agilizar a deslocação entre escolas de forma sustentável acompanhando, se possível, a Rota.
  • Receber os compromissos das escolas
  • Assumir o seu compromisso pelo clima e informa a ABAE
  • Divulgar, comunicar o projeto na sua página e redes sociais
  •  Envia para a ABAE o documento relativo ao seu compromisso + digitalização dos compromisso das escolas + fotografias/videos de momentos do projeto + “recortes / links de imprensa”

3.2. Escola: mobiliza, envolve, realiza, divulga

• Mobiliza os alunos e toda a comunidade educativa para participar no projeto
  • Recebe os compromissos individuais dos alunos, sintetiza e divulga os resultados
  • Assume na pessoa do Diretor um conjunto de compromissos subscritos pela comunidade educativa
  • Organiza a receção à outra escola que lhe entrega o testemunho (exceto a primeira)
  • Passa o testemunho à escola seguinte (a ultima entrega os testemunhos todos ao município)
  • Participa ativamente na realização de pelo menos uma atividade prática de ação pelo clima
  • Divulga, comunica o projeto na sua página e redes sociais
  • Informa a ABAE sobre os compromissos e realização da Rota
  •  Envia a sintese dos compromissos dos alunos + digitalização do compromisso da escola + fotografias/videos de momentos do projeto + “recortes / links de imprensa”

3.3. ABAE: mobiliza, coordena, apoia, reconhece, comunica

• Divulga o projeto, apelando à participação de município, freguesias e escolas
  • Ajuda na articulação/comunicação entre o município e as suas escolas, caso pretendido
  • Fornece os testemunhos e materiais a utilizar: pergaminhos (aluno, escola e município) e bandeira de secretária “Rota Concelhia de Ação pelo Clima”.
  • Presta esclarecimentos sobre o projeto.
  • Cria e gere a página do projeto com a informação remetida pelo município e suas escolas
  • Divulga, comunica o projeto na página e redes sociais.
  • Premeia, com o apoio de parceiros, 3 municípios e as suas escolas.
O que é a Rota

Objetivos, metas e descrição da “Rota Concelhia de Ação pelo Clima” >>

Participar | Inscrição

Podem participar todos os municípios parceiros Eco-Escolas que devem começar por se inscrever na plataforma. Após essa inscrição as escolas do concelho são convidadas a aderir devendo realizar a inscrição no mesmo local.
Consulte os prazos para as diversas fases da atividade. >>

Concretizar a Rota

Para a concretização da Rota é fundamental o papel: do município no planeamento, envolvimento da sua comunidade e comunicação; das escolas que se comprometem e realizam a Rota; da ABAE que apoia, coordena, envia os testemunhos e comunica. >>

Ações e Compromissos

Durante a Rota serão realizadas ações pelo clima relacionadas nomeadamente com a mobilidade e valorização dos espaços verdes.
Todos os envolvidos: crianças, jovens, comunidade educativa, escola e município, são convidados a assumir compromissos individuais e coletivos tendo em vista as metas 2030. >>

Municípios em Rota

Veja aqui quem já aderiu à Rota >>

Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE)