ROTA CONCELHIA DE AÇÃO PELO CLIMA
Relatórios dos Municípios 2024-2025
Município de Paredes
Quantas escolas tem na Rota e quantas das escolas são eco escolas?
Participaram 27 escolas todas elas no programa Eco-Escolas
Como ajudaram no transportes das escolas e na formação ambiental?
Todas as atividades e todas as deslocações entre escolas foram planeadas pelo município em articulação com os professores coordenadores. O transporte preferencial foi a pé, mobilidade sustentável (trotinetes, patins, skate, bicicletas), transportes públicos (comboio e autocarro da rede pública), boleias partilhadas, autocarro de junta de freguesia e autocarro do município para as escolas mais distantes e com crianças mais pequeninas. Todas as escolas prepararam atividades tanto para receber os testemunhos na sua escola como atividades para implementar durante as deslocações para as escolas onde iam entregar o testemunho. Como exemplo posso destacar como atividades a plantação de flores e produtos nas hortas pedagógicas, visitas a parques naturais e a charcos pedagógicos, colocação de comedouros e bebedouros para aves, colocação de caixas ninho, construção de jardim para os polinizadores; recolha de resíduos, visita a uma empresa, manifestações pelo clima, mapeamento de gigantes verdes, identificação de aves e de espécies vegetais, caminhadas interpretativas, palestras em todas as passagens de testemunho para explicar o projeto e os objetivos da rota pelo clima e outras que fomos realizando com os diferentes níveis de ensino. Um dos dados curiosos que implementamos na rota foi a utilização dos ODS nas atividades para tentarmos no final das 27 passagens ter abordados o maior número possível de ODS. O município esteve presente em todas as passagens de todas as escolas, sendo responsável pela sensibilização ambiental que decorria em cada uma para que a mensagem fosse passada entre todos de uma forma equivalente e para mostrar que estamos juntos nos projetos, todos pelo ambiente e pela preservação dos recursos naturais.
Links de divulgação da atividade:
https://www.facebook.com/reel/1212419773886993
https://www.facebook.com/reel/1028757275404140
https://www.facebook.com/reel/1403049381048003
https://www.facebook.com/reel/676508201841895
https://www.facebook.com/reel/1276049994142309
https://www.facebook.com/reel/1742984679763997
https://www.facebook.com/reel/694663170094891
https://www.facebook.com/reel/29673389238976506
https://www.facebook.com/reel/1035593751413037
https://www.facebook.com/reel/1127855055820295
https://www.facebook.com/reel/1219629616237649
https://www.facebook.com/reel/1119017110254029
https://www.facebook.com/reel/1053605552865419
https://www.facebook.com/reel/1336049884546629
https://www.facebook.com/reel/1406944530450724
https://www.facebook.com/reel/729949059376868
https://www.facebook.com/reel/1047658350845742
https://www.facebook.com/reel/710081888391987
https://www.facebook.com/reel/1241965404001010
https://www.facebook.com/reel/1066864625333049
https://www.facebook.com/reel/979455694073921
https://www.facebook.com/reel/4048207025423911
https://www.facebook.com/reel/1348162182956720
https://www.facebook.com/reel/1227707892328466
https://www.facebook.com/reel/1938517423600379
https://www.facebook.com/reel/1262891755838775
Fotografias da atividade:
Vídeos da atividade:
https://www.facebook.com/reel/1212419773886993
https://www.facebook.com/reel/1028757275404140
https://www.facebook.com/reel/1403049381048003
https://www.facebook.com/reel/676508201841895
https://www.facebook.com/reel/1276049994142309
https://www.facebook.com/reel/1742984679763997
https://www.facebook.com/reel/694663170094891
https://www.facebook.com/reel/29673389238976506
https://www.facebook.com/reel/1035593751413037
https://www.facebook.com/reel/1127855055820295
https://www.facebook.com/reel/1219629616237649
https://www.facebook.com/reel/1119017110254029
https://www.facebook.com/reel/1053605552865419
https://www.facebook.com/reel/1336049884546629
https://www.facebook.com/reel/1406944530450724
https://www.facebook.com/reel/729949059376868
https://www.facebook.com/reel/1047658350845742
https://www.facebook.com/reel/710081888391987
https://www.facebook.com/reel/1241965404001010
https://www.facebook.com/reel/1066864625333049
https://www.facebook.com/reel/979455694073921
https://www.facebook.com/reel/4048207025423911
https://www.facebook.com/reel/1348162182956720
https://www.facebook.com/reel/1227707892328466
https://www.facebook.com/reel/1938517423600379
https://www.facebook.com/reel/1262891755838775
Compromisso do municipio:
Ideias propostas pelas escolas (caderno):
- Ajuda nas escolas na separação dos resíduos, no cuidado com as hortas pedagógicas e jardins sensoriais, reduzir os desperdícios de água e outros;
- Fazer caminhos ecológicos, fazendo com que as crianças se sintam agentes ativos de proteção do planeta;
- Aumentar o número de áreas de lazer junto às linhas de água, privilegiando as espécies autóctones a instalar nessas áreas;
- Criação de um orçamento participativo ambiental que ajude a desenvolver as freguesias nessa temática;
- Atribuição de uma verba às Eco-Freguesias para implementação de projetos de Educação Ambiental para a comunidade;
- Estender a recolha porta-a-porta de resíduos recicláveis a todo o município;
- Proteger e recuperar as linhas de água e nascentes;
- Ampliar zonas de sombra, fontes e espaços frescos urbanos para enfrentar o calor;
- Promover a arte pública com materiais reutilizados para passar mensagens ambientais;
- Promover rotas turísticas sustentáveis, a pé, de bicicleta ou transporte coletivo, valorizando o património cultural e natural;
- Requalificar as margens do rio Sousa nas zonas dos antigos lavadouros, proporcionando um espaço de lazer e um observatório e laboratório da natureza;
- Florestar zonas de baldio ou públicas com espécies autóctones;
- Rever o conceito de "podas", permitindo que as árvores façam o seu papel de abrigo e alimento para os animais, e para nós de sombra e fonte de imaginação;
- Manter o coberto vegetal, contribuindo para atrair e manter polinizadores e, consequentemente, aumentar a biodiversidade;
- Abolir o uso de herbicidas para preservar a biodiversidade e para não contaminar as águas;
- Construir no "futuro parque urbano de Recarei" um charco para aumento da biodiversidade;
- Criar na nova estrada de acesso à escola básica de Recarei uma zona para bicicletas, promovendo a mobilidade sustentável;
- Instalar mesas no exterior da escola para promover as aulas ao ar livre;
- Aquisição de contentores diferenciados para a recolha seletiva, com aproximadamente 1 metro cúbico, para serem distribuídos para todas as escolas do município. Contentores semelhantes aos dos resíduos indiferenciados para facilitar o despejo dos pequenos ecopontos nestes contentores e tornando uma tarefa mais prática e higiénica para quem a executa, incentivando a prática da reciclagem por toda a comunidade educativa;
- Gostaríamos de sugerir e pedimos ao município e à Ambisousa a colocação de contentores de resíduos sólidos nas escolas adequados, que permitam separar e serem recolhidos de forma separada também;
- Continuar o apoio às Eco-Escolas: Incentivar e financiar projetos que promovam a sustentabilidade nas escolas;
- Realizar eventos ambientais: Organizar feiras, palestras e workshops sobre práticas sustentáveis;
- Apostar na reciclagem: Implementar um projeto de reciclagem nas escolas em parceria com a Ambisousa;
- Investir em energia renovável: Instalar painéis solares nas escolas para reduzir o consumo de energia não renovável;
- Criação de estacionamentos para bicicleta e trotineta na EBS de Paredes e em todas as escolas;
- Criar faixa de Kiss and go;
- Sinalizar Percursos pendulares casa – Escola;
- Polícia municipal nas horas de ponta para facilitar o trânsito;
- Construir estrada/rua para fluxo de trânsito entre escola e Centro Cultural de Paredes
- Campanha de sensibilização para pais/alunos que vão de carro
- Colocação de lombas limitadoras de velocidade na proximidade das escolas
- Acesso condicionado à rua das escolas nas horas de ponta, escola segura presente à hora de chegada à escola...
- Walking bus e bike bus para a Escola desde parque José Guilherme Pacheco e Estação;
- Oferta de coletes fluorescentes e oferta de autocolantes para mochilas para sinalização dos alunos;
- Diminuição do tamanho do passeio em frente à escola EBS de Paredes e criação de 2 vias para cada lado;
- Novo estacionamento ao lado da escola EBS de Paredes, ao lado da linha de comboio, entre escola e linha;
- Diferenças maior de horários de entrada e saída nas 3 escolas de Paredes.
Síntese dos compromissos individuais:
Os compromissos mais assinalados foram:
- Participar ativamente nas brigadas do programa Eco-Escolas;
- Fechar sempre a torneira durante o banho e quando lavo os dentes;
- Comer fruta e sopa todos os dias;
- Separar os resíduos todos os dias.
Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE)
Morada: Avenida Infante Dom Henrique Mercado de Tercena, Piso 1 2730-098 Tercena
Email: ecoescolas@abaae.pt | autarquias@abaae.pt
Telefone: 213942746 | 213942747
Web: abaae.pt | ecoescolas.abaae.pt | rotaecoescolas.abaae.pt