ROTA CONCELHIA DE AÇÃO PELO CLIMA
Trabalhos 2024-2025
Escola EBI/S Marques Castilho (Águeda)
A Ação Climática que realizaram:
No âmbito do projeto Sala Comum, iniciativa centrada nos jovens,
com o propósito de desenvolver capacidades de falar em
público, participação e resolução colaborativa de problemas na
escola, os alunos das turmas 11º A1, A3C e H/Q organizaram o
Encontro «Escola limpa, Escola Viva», tendo sido abordado o
problema da Sustentabilidade Ambiental e o papel dos jovens na
promoção de um ambiente mais sustentável. O evento realizou-se no
dia 19 de fevereiro, entre as 9h40 e as 13h, no auditório da Escola
Secundária Marques de Castilho. No encontro estiveram presentes
representantes de várias áreas, repartidos por duas mesas redondas
e uma última parte, em que se promoveu um exercício colaborativo
com várias turmas, possibilitando aos alunos a oportunidade de
refletir e propor soluções para um ambiente escolar mais limpo, mais
sustentável.
Também foi realizada no dia 4 de outubro, em parceria com a Câmara Municipal de Águeda uma ação de sensibilização " Rota da energia",dirigida à comunidade escolar.
Fizemos a receção à Escola Fernando Caldeira,pois fomos a última escola a receber o testemunho, da Rota Concelhia pelo Clima . Posteriormente, depois de termos escrito o nosso compromisso dirigimo-nos à Câmara Municipal de Águeda.
Fizemos a receção aos alunos das outras escolas com jogos alusivos ao ambiente e sustentabilidade. No fimoferecemos um lanche aos alunos.
Fotos da Ação Climática que realizaram:
Deslocação até à próxima escola:
Recebemos a Escola Fernando Caldeira e dirigimo-nos á Câmara Municipal de Águeda Levando o nosso Testemunho,onde manifestámos o nosso compromisso em prol da sustentabilidade.
" A Câmara Municipal de Águeda recebeu, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a última etapa da “Rota Concelhia de Ação pelo Clima”, com mais de 80 alunos de quatro escolas do concelho a apresentarem o seu compromisso com a preservação ambiental e na defesa de um desenvolvimento sustentável.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, e Marlene Gaio, Vereadora da Educação, deram as boas-vindas a este grupo de alunos, a quem felicitaram pelo empenho em transmitir uma mensagem ecológica e de proteção do ambiente.
“É isso que importa, porque cuidar do ambiente é cuidar da saúde, da qualidade vida, do nosso território e das gerações futuras”, disse Edson Santos, que salientou o trabalho realizado pelas Eco-Escolas do concelho na transmissão destes valores.
De facto, esta atividade realizou-se no âmbito do Projeto Eco-Escolas, tendo como objetivo, não só a adoção de compromissos e a realização de ações sobre a ação climática, mas também a troca de aprendizagens entre as diferentes eco-escolas do concelho.
Marlene Gaio desafiou os alunos a persistirem neste projeto de “promover a preservação ambiental, porque só temos um planeta e temos de cuidar bem dele”.
A rota teve início no dia 14 de maio na Escola Básica António Graça, passou por todas as escolas inscritas, sendo assinalada com várias atividades, durante as passagens do Testemunho (caderno com todos os compromissos assumidos pelas diferentes escolas) e terminou hoje com a entrega do Testemunho ao Executivo Municipal.
Nesta ação de hoje, que integra as atividades programadas no âmbito do Mês do Ambiente (que decorre até ao dia 6 de junho), participaram 83 alunos, das quatro escolas participantes: Escola Básica António Graça, Patronato Nossa Senhora das Dores, Escola Básica Fernando Caldeira e Escola Secundária Marques Castilho."
Compromisso da escola:
Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE)
Morada: Avenida Infante Dom Henrique Mercado de Tercena, Piso 1 2730-098 Tercena
Email: ecoescolas@abaae.pt | autarquias@abaae.pt
Telefone: 213942746 | 213942747
Web: abaae.pt | ecoescolas.abaae.pt | rotaecoescolas.abaae.pt